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Opala Special "Verde Olinda" 1979 151

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Mensagem por Admin Ter Jul 24, 2012 7:16 pm

Carro pertencente a minha familia, fez companhia para duas C-10 ( vermelha 76 e branca 77), duas Caravans 1977 Marrom, uma Standard e outra Comodoro, outro Opala 1977 prata special e outro Opala 1975 amarelo SS.
Destes apenas esse coupê verde e a C-10 branca ainda estão na familia Netto de Araujo.
Os demais foram comercializados na cidade de Mogi-Mirim, e todos continuam rodando pela região, ainda em bom estado de conservação.
Este Verde coupê, tem uma história de boas lembranças, pois pertenceu ao Dr Hermes Netto de Araujo, médico da cidade e bastante conhecido. Retirou o veiculo em estado de 0km na concessionária COMERCIAL BATTISTON, em Limeira, pois na época não existia ainda nem a Moffato, e muito menos a nossa conhecida CODIVE.
O coupê passou para o filho Sálvio M. Netto de Araujo, que zelava bastante pela sua conservação,utilizando-o raramente no início, mas após certo tempo, passou a utilizá-lo no trajeto entre o centro e seu sítio na estrada antiga de Itapira, pois segundo ele, "Opala é mais leve e não ficava em atoleiro, as caminhonetes atolavam" (sic). Esse trajeto tinha apenas 8 kilometros, o que explica a baixissima kilometragem de 49mil km ainda originais do carro.
Claro, com o passar dos anos, o coupê passou por duas reformas, uma mais básica, onde foram trocadas borrachas e coxins, e instalado um carburador DFV228, no lugar do 446 original deste carro, talvez com o intuito de economia e maior confiabilidade mecanica. Na segunda, o veículo foi re-pintado, mas foi um serviço muito mal feito (pintado por cima), o que resultou em rachaduras por toda a carroceria e diferenças bem visiveis de tonalidade no capô do motor e teto. Podemos até dizer que o capô está tão desgastado pela ação do tempo, que de Verde Olinda, passou para Verde Samambaia 77' ou quase essa tonalidade.
Eu recebi este carro logo após o falecimento de Salvio M.Netto de araujo (2011), sendo de sua vontade que o carro ficasse com alguém " que gostasse de Opala", para manter viva a memória automobilistica da familia. O coupê então com 49300km rodados, estava bastante sujo, batido na lateral direita e com estofamento bastante puído.
Desde Dez/2011, estou mexendo eu mesmo no carro, pois já notei que os "mecanicos" de hoje em dia não tem o menor respeito e cuidado com um veículo antigo. Sendo assim, prefiro eu mesmo consertar o que puder, pois tendo conhecimentos de mecânica, e claro, procurando manuais e formas de "como fazer" em outros foruns, tenho me virado bem na restauração deste carro.
Procuro dividir minhas restaurações em fases (restauro motocicletas para uso próprio tambem, outro hobby).
Podemos classificar a fase atual como FASE I - onde estão sendo sanados problemas comuns da parte mecanica e elétrica. Quando veio, piscas, farol alto e buzina não funcionavam. O carburador vazava muito, escape e parte de baixo do carro com tanto barro, que o trambulador estava endurecido e só entrava primeira e segunda marchas. Vidros muito manchados, miolo de ignição de 360º(girava a toa), chave de seta com fio partido, quebra-ventos engripados pela ação do tempo(nem conseguia destravá-los, só o WD conseguiu). Havia tambem algumas gambiarras como uma chave geral de rosca, espelho retrovisor e apoios de braço de chevette e uma chave só que servia pra tudo. Suspensão rangendo, rodas e freios muito enferrujados, a tampa do tanque sequer destravava. Mas com apenas alguns pequenos reparos, vim rodando com ele de Mogi até São Paulo, confiando no carro, que não me deixou na mão. Porém ao chegar na capital, os problemas começaram a surgir.
Era freio de mão que travava aberto, era vazamento de agua pela tampa do radiador, carro muito pesado para dirigir, mas era gostoso cada vez que eu saía com o carro no bairro onde moro: parecia um Extraterrestre, dentro da nave, porque literalmente o povo olhava com atenção. Muitas ofertas de compra para um carro que não está a venda me aborreciam, mas hoje, conforme vai tomando forma, as pessoas vão respeitando mais.
Já fiz uma revisão de alternador, de bendix(ac/delco, com tutorial e fotos aqui neste fórum), de freios, de sistema de arrefecimento, de carburador, de sistema de ignição, painel interno e o que mais melhorou o carro: balançeamento, camber/cáster e graxa nos rolamentos. Isso deixou o carro macio e leve de girar o volante. E para encerrar, frequentes lavagens por baixo, por cima, pelos lados, tudo para tentar manter a pintura brilhando, mesmo que um pouco ruim e amassada dos dois lados.
Instalei um escape 4x2 e estou afinado a carburação para este novo implemento, aos poucos, sentindo o carro. Já soltou bastante o desempenho do motor, gira mais livre, mais silencioso, porém berra alto e grave quando exigido. Ainda nessa FASE I, vou acertar coisas como freio traseiro que já não aciona direito, e provavelmente dará lugar ao disco e pinça da Brasilia, para não ter que colocar as rodas do 92, maiores por conta disso.
Pretendo trocar os pistões pelos Flat da Iamco, só para aumentar a compressão sem rebaixar cabeçote. Este deverá ter seus dutos polidos e alargados, valvula de admissão maior (do omega ou Vortec), molas de valvula do Omega, mantendo o comando original e tuchos hidráulicos, só que da marca Crower, especiais para estes motores.Os amortecedores serão um pouco endurecidos e as molas serão re-temperadas. Ainda em estudos a troca do cambio 4 marchas cléc-cléc pelo 5 marchas do 84 em diante. Para arrematar essa fase mecanica, talvez um sistema de injeção seja instalado. E estando com a FASE I concluída, passarei para a próxima , que será cuidar da estética. Dai entrarão os espelhos cromados, tampa de tanque nova e maçanetas novas nas portas, revisão do acionamento dos vidros com troca de todas as guarnições de borracha, provável vinil inteiriço no teto e capô, e cromeação das rodas repolho originais, que serão alargadas para 7. Vai ganhar ainda nova buzina de compressor, farois de neblina retangulares, encosto de cabeça traseiro, e couro sintético a vontade no acabamento, assim como a troca do carpete forro de teto. Talvez alise a lata nas laterais e pintar as mesmas novamente apenas, já que gostaria de fazer o grafismo dos SS, exceto nas laterais.
Quando for possivel, vou postando fotos das vezes que eu for mexendo no carro.

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Mensagem por Lucas Neves Qui Ago 09, 2012 12:26 pm

Bem legal a historia, acompanhando aqui.
Mas só uma coisa.
A Codive foi senão me engano a primeira concessionaria GM do estado de sp tirando na propria capital. então já existia. quantos aos carros que vc flw nunca vi eles por aqui Mad

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Mensagem por Admin Qui Jun 02, 2016 3:54 pm

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Estou rodando com ele no FLEX (Gasoalcool ou Alcoolina) de WEBER 40 e dosador.
Acabei de instalar um Catch Tank np tanque de combustivel, para não ter pane seca sabendo que quando o ponteiro marca vazio, ainda há uns 10 litros dentro, que o sistema original nao consegue puxar. Junto coloquei uma bomba elétrica de Mercedes A190, então consigo manter o combustivel na pressão correta de trabalho, sem precisar de afogador, e podendo cortar o abastecimento até o motor desligar....isso me poupa limpezas constantes de carburador.
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